Polícia

Guerra de facções causa medo na Zona Norte de Niterói

Madrugada foi de tiroteio na Nova Brasília. Foto: Vítor Soares

Após uma noite de intenso tiroteio, durante uma guerra entre criminosos de facções rivais, na madrugada desta segunda-feira (1°), na comunidade Nova Brasília, no bairro da Engenhoca, Zona Norte de Niterói, moradores relatam que vivem um clima de medo.

"Desde a semana passada estamos com medo de andar pela comunidade. A tentativa de invasão não tem hora para acontecer! Da última vez foi no início da tarde, foi assustador, e agora aconteceu de madrugada, não conseguimos dormir por conta dos tiros. Será que sempre vai ser assim?", disse uma moradora, que preferiu não se identificar.

Segundo moradores, o confronto entre criminosos da Brasília e Coronel Leôncio, das facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP), respectivamente, começou por volta de 0h. As rajadas foram efetuadas de armas de grosso calibre.

Apesar dos tiros, não houve registro de feridos. Moradores temem que o pior possa acontecer a qualquer momento.

"Moro aqui há mais de 30 anos e nunca vi uma guerra dessa proporção, que durasse tanto tempo. Estou indo para o trabalho com o coração apertado, porque tive que deixar meus dois filhos adolescentes, um de 13 e outro de 15 anos, em casa e não sei como vai ser na volta. Espero que isso acabe logo para poder sair com tranquilidade. Por conta dessa pandemia muitas pessoas estão em suas casas, e ficamos reféns dos tiros", contou outra moradora que também preferiu não se identificar.

Por volta das 8h desta segunda (1º), policiais militares do Programa de Integração na Segurança (Proeis), realizavam abordagens de veículos em pontos estratégicos nas imediações da comunidade Coronel Leôncio e Nova Brasília. Questionados, os agentes informaram que a atuação era de rotina.

Segundo a Polícia Militar, não houve acionamento durante a madrugada para a ocorrência da guerra entre as facções.

< Idosos a partir 79 anos serão vacinados até quarta no Rio Detro aplicou mais de 180 multas em fevereiro <